Mamonas Pra Sempre

Postado por Fabinha às 20:17


Gente, amanhã (17/06) vai ser a estréia do documentário “Mamonas Pra Sempre”. 
A idéia inicial era fazer um filme de ficção bastante popular, embora, ao decorrer da jornada de 4 anos, as coisas tomarem caminhos diversos.

O diretor (Cláudio Kahns) ainda não desistiu da ideia de rodar um longa com atores interpretando a trajetória do quinteto, mas o trabalho de pesquisa foi tão grande, que se tornou um longa em si.

“Mamonas Pra Sempre” conta de forma despretensiosa e divertida tudo que aconteceu com o quinteto que foi fenômeno na década de 90, valendo-se da mesma personalidade e estética brincalhona do grupo. 

"Tentei usar uma linguagem de acordo com o que os Mamonas eram, algo bem moleque", definiu o cineasta.  Kahns ilustrou os depoimentos com muitos vídeos raros e de arquivo, material obtido por meio de um longo trabalho de investigação.

"Foi bem demorado. Não só para localizar os materiais, mas também para conseguir as autorizações. Tem muita gente que aparece, são muitas emissoras e fontes diferentes. Teve uma outra questão: tínhamos muitas cópias em VHS e não sabíamos onde estavam os originais. Eles eram legais e acabaram entrando no filme. Por acaso, um dia, na casa do pai do Sérgio e do Samuel [os irmãos Reoli, respectivamente o baterista e o baixista dos Mamonas Assassinas], pedi se tinha algum material interessante e ele me trouxe uma caixinha com os originais."

E a demora foi além. Há tempos que o filme está pronto, ou quase pronto, sendo exibido em festivais, mas sua estreia em circuito foi adiada muitas vezes. Além disso, segundo Kahns, foram alguns anos no processo de confecção:
"Levei uns três ou quatro anos, mas fui fazendo em paralelo a outros projetos. Foi coincidência quase casar com os 15 anos de morte dos integrantes. Demorou mais por causa de burocracias com a Ancine [Agência Nacional de Cinema]. Atrasou quase um ano por causa disso", contou o cineasta.


"Daria para o filme ser maior, tinha material", afirmou ainda Kahns. "Mas achei que ele não poderia ser chato, tinha que ter uma dinâmica interessante. Sempre ficam algumas coisas fora, mas estamos aproveitando bastante coisa para que se tornem extras do DVD", revelou. 

Posso falar?

Os Mamonas fizeram parte da minha infância e de todas as pessoas da década de 90; além de terem marcado, para sempre, a vida de todos.
 Por exemplo:
Quem não lembra onde estava quando soube da notícia do acidente?  
Quem não lembra da exploração torpe no Programa do Gugu, sempre os “sugando” o quanto podiam,  para obterem o máximo de pontos em audiência? 
Quem não cantava “Sabão crá crá, sabão crá crá... Não deixe ‘os cabelo’ do saco enrolar” na maior inocência?! (Bom, comigo era assim... ;p)

O documentário estréia amanhã e, com certeza, valerá muito a pena recordar tantos momentos bons que já presenciamos. 

Bjus =*

3 comentários:

roginho on 17 de junho de 2011 15:36 disse...

é marcou minha vida,saudades desse tempo ^^,
estou seguindo seu blog ..sucesso

Anônimo disse...

Haha .. eu vi o trailer .. quero muito ir assisti , eles forão e smp serão idolos do brasil HUHUL
beijos grazi
www.avontadee.blogspot.com seguindo já

Anônimo disse...

Seu blog é muito legal e muito bem feito também!
Vale a pena conhecer o REDBUS http://redbus.freevar.com - o mais novo agregador de conteúdo da internet onde o cadastro não é necessário e os links não passam pela aprovação do editor e vão direto para a página inicial.
Acesse o REDBUS pelo endereço http://redbus.freevar.com – Só precisa cadastrar o título e o link do conteúdo. Todos os blogueiros estão acessando inclusive eu. Rsrsrs.

Postar um comentário