O que é democracia, afinal?

Postado por Fabinha às 23:32
Durante anos atrás, a humanidade lutou por vários ideais democráticos; seja o direito a saúde, a educação, a moradia... E ao voto, porque não?


Havia a idéia de que, na qualidade de cidadãos, tínhamos o direito de escolher nossos governantes, participando efetivamente no “rumo de nossa sociedade”. Pois bem... Depois de afanosas brigas, hoje todos nós (digo, maiores de 16 anos) temos esse “direito”.
_ E por que essas aspas em “direito”, fia?
Bom, talvez como forma de pirraça, transformaram esse direito comum, em DEVER.

Todos sabem que somos OBRIGADOS a demonstrar nossa “democracia” de cada 2 à 2 anos. E o que acontece com quem se “auto isenta” desse direito?
Simplesmente paga uma multa (uma bagatela, porém uma multa), se deixar de votar por 3 turnos consecutivos perde o tão famigerado Título de Eleitor, o que ocasiona várias situações chatas como:
- Não poder matricular-se em uma faculdade/universidade.
- Não poder inscrever-se em concursos públicos.
- Se for funcionário público bloqueiam o teu salário.
- Não poderá obter passaporte, carteira de identidade ou CPF.
 E vários outros lances em que tal documento é exigido.

Voltando a um passado anacrônico, em que as pessoas almejaram e conseguiram esse direito/dever, criaram o “voto de cabresto”, no qual as pessoas poderiam votar sim, mas no candidato qual o seu patrão apoiava, em troca de saco de farinha, permanência no emprego, ou qualquer outra besteira. Seguindo esse raciocínio, percebemos o quanto a “democracia” é algo tão torpe, falso e hipócrita, desde tempos remotos.

Se, de repente, uma pessoa abre a boca e fala: “Ah! Vou votar nulo!” ou  “Por mim nem votaria!”, sempre vai aparecer algum “intelectual” alienado falando o quanto estamos perdendo por ter esse pensamento, que é por essas e outras que estamos desse jeito, seguindo de um discursinho podre... ¬¬

Bom, democracia pra mim é sinônimo de igualdade; de obrigações perante a sociedade, como forma de obter tal igualdade. Lembram daquela lei de Newton, naquela aula insuportável, com aquele professor chato pra kct, em que ele dizia: “Para toda ação, há uma reação“? Então... Se não nos respeitam... Por que temos que abaixar a cabeça e nos obrigarmos a tamanha demagogia?
 

0 comentários:

Postar um comentário