Pessoas preconceituosas têm baixa auto-estima

Postado por Fabinha às 19:42



Isso é algo que já havia percebido há um bom tempo; mas essa minha “observação” acabou tomando proporções reais, após estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA), pelo líder Jeffrey Sherman: http://pss.sagepub.com/content/early/2011/02/10/0956797611399291.extract

Segundo eles, o preconceito é usado como uma ferramenta de autoafirmação: as pessoas criam estereótipos e discriminam quem é diferente para melhorar a própria auto-estima. 
Tipo: “não estou me sentindo bem, comigo mesmo; então, vou pensar que aquela pessoa ali é pior do que eu”. E pronto: teoricamente, o indivíduo fica mais satisfeito na própria pele.
Em testes, os cientistas colocaram voluntários brancos para associar, como bem entendessem, palavras positivas e negativas a imagens de pessoas brancas e negras que apareciam em um monitor. Isso após fazerem um teste escrito e terem a auto-estima manipulada – alguns ouviram que tinham se saído bem na prova, enquanto outros receberam um feedback ruim.
Confirmando a hipótese, aqueles que estavam se sentindo mal com a performance no teste mostraram mais sinais de preconceito. Como ninguém está imune a este efeito, os pesquisadores dão a dica: fique esperto. “Quando você se pegar pensando negativamente a respeito de um grupo, diga para si mesmo: ‘eu posso estar me sentindo assim porque fui mal num teste’ ou algo assim”, diz o líder do estudo, Jeffrey Sherman.



Posso falar?

É o famoso termo “recalcado(a)”, usado hoje em dia! Hahahaha

Mas, tentando falar um pouco sério agora: sempre assimilei  preconceito ou discriminação, como um problema da pessoa que o pratica, não de quem passa por isso; seja por falta de instrução, ignorância ou puro mal caráter mesmo. 

E você, concorda com esse estudo?

Bjus =*

1 comentários:

Caroline Rivieri on 10 de abril de 2011 às 16:24 disse...

oi flor, não conhecia seu blog ainda, estou seguindo..adorei o post...deve ter baixa estima mesmo por ignorar pessoas diferentes, acho ridiculo ter preconceito das pessoas...

sucesso flor

Postar um comentário